sexta-feira, 27 de abril de 2012

Você sabe de que é feito o seu creme hidratante? Responsabilidade ambiental é dever de todos.

Quem ama, cuida. Direitos dos Animais. Diga não aos experimentos científicos com animais

Você sabe de que é feito o seu creme hidratante? Responsabilidade ambiental é dever de todos.


Por Marise Jalowitzki
27.abril.2012
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/04/voce-sabe-de-que-e-feito-o-seu-creme.html


Ser uma pessoa responsável e consciente de seu papel no mundo implica no exercício de um compromisso constante em prol da preservação da Vida. Em todas as suas nuances. Saber a origem de nossos alimentos, da água e todos os demais líquidos que ingerimos, conhecer os componentes das roupas que vestimos e dos calçados e acessórios que usamos, dos produtos de limpeza doméstica e tudo o mais é, no mínimo, curiosidade. Acredito por demais que, ao tempo em que conhecemos tudo isso, também vamos alargando a mente para tomar as decisões mais certas e éticas, que visam a preservação ambiental, incluindo todos os seres que nela habitam.


Outro dia estava revendo a relação da PETA contendo os principais componentes (incluindo os animais) usados em sucos, sorvetes, refrigerantes, massas, material de limpeza e cosmetologia. Quis verificar quais os componentes do creme hidratante que uso, preparado em farmácia de manipulação.


Trata-se de um creme hidratante composto por:
Elastinol
Kinetin L
Filtro Solar FPS 30


Fui pesquisar a origem de cada um deles.
Quem me acompanha há mais tempo sabe que somos uma família vegetariana, mais ou menos veganos (Alguns ainda usam ovos e leite de origem animal). Há muito respeito para com os animais em nossas vidas, por acreditar que TODOS OS SERES VIVOS merecem viver dignamente em seu habitat e que, se não houvesse a invasão e a alteração do meio ambiente do jeito como nós humanos já fizemos e continuamos fazendo, toda a Vida seria bem mais fácil e harmônica.


Aí, descobri:

Elastinol - Elastina 
Proteína retirada dos ligamentos do pescoço e aortas de vacas. Semelhante a colágeno. Usada em cosméticos para manter elasticidade da pele.


Alternativas: sintéticos, proteína de tecidos de plantas.


Não, não quero usar um creme onde tenha um histórico de sofrimento animal. Extrair uma substância da aorta de um bovino, tendo alternativas sintéticas, não é necessário. Pra que contribuir para a perpetuação do sofrimento de um irmão nosso?


No dia seguinte, dirigi-me até a Farmhoderm (Farmácia Homeopática e Dermatológica), onde adquiro o produto, à procura do(a) farmacêutico(a) responsável pelo produto. O Creme Hidratante leva no rótulo o nome de Gontran Marinho. Recebi atendimento da nora dele, Cristina Mion, que é a Farmacêutica Substituta. Recebeu-me com cordialidade e despreendimento. Relatei minha dúvida, afiancei que me dei bem com o creme, que gostaria de continuar usando-o, mas tinha de ter certeza sobre a origem de seus componentes. Cristina Mion declarou não ter certeza, que acreditava ser sintético, mas que iria pesquisar, para fornecer uma resposta segura. Ligou-me no dia seguinte, solicitando um pouco mais de tempo, pois estava rastreando junto ao fornecedor. Dois dias depois, ligou novamente:
- É sintético. Não há nenhum componente animal!


Agradeci, contente por poder continuar comprando e usando o creme hidratante, por saber da natureza dos componentes e pela responsabilidade ambiental dos farmacêuticos envolvidos. Nome do creme hidratante : Creme Anti Idade FPS 30 - Oil Free. 


Deixo este relato para que você reflita sobre a pequena parte que é só de sua responsabilidade e que pode fazer uma diferença bem bacana a médio prazo em prol da melhoria planetária.
Fica o registro e a aposta na sua decisão.


Em tempo: Não é comercial nem propaganda da farmácia! Acredito, porém, que chegamos em um momento-mundo em que as práticas contributivas precisam ser disseminadas, dando os devidos créditos aos pioneiros e inovadores. Afinal, estamos com mais de 50 anos de atraso em termos de preservação!!!


SEJA O MUNDO EM QUE VOCÊ ACREDITA!
UMA AÇÃO VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS!


E ainda: 
A Farmhoderm também recebe as embalagens plásticas (potinhos) para reciclagem. A cada quatro embalagens devolvidas os clientes recebem um cupom para  concorrer a uma cesta contendo cosméticos.


Também, só utilizam papel nos saquinhos que envolvem os produtos adquiridos. (Eu nem isso utilizo, peço sempre o produto direto, que coloco na bolsa).


Farmhoderm tem compromisso com o Meio Ambiente e o cuidado com os Animais

  • Avenida Assis Brasil, 1838 / Em frente ao Viaduto Obirici - Passo D'Areia
  • Porto Alegre / RS
  • http://www.farmhoderm.com.br
  • Telefones: (51) 3341-8655



FAÇA A SUA PARTE!
O MUNDO MUDA QUANDO VOCÊ MUDA!

Na Declaração Universal dos Direitos
dos Animais está assegurado que eles
não passem por testes que lhes causem dor




Experimentos Científicos em Animais - É possível substituir?


LINK: http://t.co/q8QmUfX







Chega de experimentos científicos com Animais!
Chega de Comércio com Animais!
Respeito aos Animais!
Respeito à Vida!
Preserve!
Comente!
Divulgue!

Fonte das informações: G1



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


compromissoconsciente@gmail.com
Escritora, Educadora, Ambientalista
Coordenadora de Dinâmica de Grupos,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV-RJ,
International Speaker pelo IFTDO-EUA

Porto Alegre - RS - Brasil

4 comentários:

  1. Olá Marise,

    parabéns pelo excelente blog.
    Realmente é um dos mais completos,que já acessei.

    Todos nós temos que divulgar,apoiar e participar de ideias ecologicamente corretas,ou sustentáveis,pois disso dependerá o futuro de todos nós e do planeta terra.

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo, Paulo! Diz o provérbio que "o diabo mora nos detalhes" e eu adendo: "Deus também!". Acredito por demais no valor das pequenas coisas, ações cotidianas, incluindo a gentileza. Como foi este teu gesto!

      Grata pela contribuição!
      Abraço!
      Marise

      Excluir
  2. Respostas
    1. Gratidão pelo apreço! Nosso dever, direito e compromisso! Consciente!! Abs

      Excluir