terça-feira, 24 de julho de 2012

FORNECIMENTO DA USINA DE CARVÃO DE CANDIOTA 3 VAI PARA A CHINA - Parte 3

Candiota III - Menino produto da convivência com o enxofre, cinzas, mercúrio metálico, oriundo das usinas de carvão - Lembrando que, para cada UM  REAL gasto em prevenção, ECONOMIZAM-SE de TRÊS A SETE REAIS em SAÚDE - atendimentos médicos, hospitalares e medicamentos.


USINA DE CARVÃO DE CANDIOTA 3 FORNECE ENERGIA PARA A CHINA
Parte 3


Assim, fica fácil para a China diminuir seus índices de poluição! É sabido que aquele país tem no carvão sua maior fonte de energia. Diminui lá, aumenta AQUI?




Por Marise Jalowitzki
24.julho.2012
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/fornecimento-da-usina-de-carvao-de.html




Falou-se em menor poluição (99,9% de absorção dos gases tóxicos!!!), tecnologia de ponta que iria revolucionar a geração de energia pelo carvão no Brasil e a verdade aí está, inconteste!! Poluição, ar angustiantemente irrespirável.


Na UNICAMP, há pesquisadores brasileiros preocupados com a deterioração de esculturas de Budas, na China, devido ao dióxido sulfúrico emanado das minas de carvão chinesas. Preocupação válida, que, provavelmente, vai ficar apenas nas preocupações, pois os interesses econômicos chineses, sem dúvida, estão acima da preservação cultural e religiosa. Mas, e as pessoas? Os chineses? E aqui, os brasileiros, como estão 'se virando' ante o descaso das autoridades com a intoxicação diária a que estão sujeitos pelas usinas de Carvão em Candiota, no Rio Grande do Sul? E em São Jerônimo? Em Santa Catarina?


Sob a 'eterna' alegação de que o consumidor vai receber 'energia  mais barata', continua-se poluindo em níveis assustadores, sem que a notícia receba sequer repercussão nacional. Quando uma notícia vai ao ar, como na semana passada, são mencionadas apenas as CINZAS que 'sujam as casas', as roupas, o capô dos carros. Pronto. Esta é a notícia. E ponto.


Projeto estava parado por mais de 30 anos. Foi reativado no governo Lula e inaugurado no governo Dilma. Quem faz o controle dos impactos ambientais???




Quando foi instalada Candiota III (janeiro 2011) foi divulgado que Candiota I e II seriam desativadas e que a tecnologia de ponta iria revolucionar a extração de carvão. Até agora, os moradores do entorno, principalmente os desassistidos habitantes da Vila Operária, continuam convivendo com as cinzas e os gases tóxicos. Os gases liberados avançam por quilômetros, empestando de enxofre pulmões humanos e animais, alterando cultivos. Onde estão os dessulfurizadores prometidos? Como que este ar, PRATICAMENTE TODAS AS MADRUGADAS está assim tóxico? Por horas determinadas (sempre cambiantes) a temperatura aumenta, o ar fica seco e o cheiro, INALÁVEL!!! Entontece, revira o estômago! 


Dessulfurizador semi-seco - Candiota maior usina de extração de carvão mineral no Brasil,  prometeu instalar  o equipamento, que borrifa cal sobre o enxofre, ainda dentro das chaminés, para diminuir a agressão atmosférica. Ou não instalou, ou não está funcionando!




Dentro das notícias, muitas vezes nebulosas, destacam-se: Brasil comprou a tecnologia da China, que também enviou seus técnicos especializados, sua maquinaria e muito de seu pessoal. Em outras publicações, diz-se que os chineses 'ajudaram' a recuperar um maquinário depauperado que estava encalhado há trinta anos no Porto de Rio Grande, tornando-o no que é hoje Candiota III. O empréstimo de 80% veio também da China, pagável em 10 anos. E há uma parceria, acertada com a indústria chinesa, de fornecer energia para a China. COMO ACONTECE ISTO? 'Fornecimento' significa exportação de carvão?  ENERGIA QUE VAI PARA A CHINA? QUEM EXPLICA ISSO? QUEM DIVULGA ISSO? Assim, fica fácil para a China! Principal explorador de carvão mineral do mundo, com o COMPROMISSO em diminuir suas emissões tóxicas (lá, a principal fonte de energia advém do carvão!!!) Vem vender sua tecnologia 'de ponta' aqui, e tudo continua como antes, empestando o ar do Brasil que, acobertado por uma legislação fraca, praticamente nenhuma fiscalização sobre o setor e os ambientalistas com os olhos no desmatamento, fica tudo como está!!!


Cinzas. Danos à saúde, incluindo a dos moradores de Porto Alegre, Zona Norte, perto do Aeroporto, há mais de 300 km. Muitas, muitas madrugadas-quase-manhã são de nuvens amarelas, todas em mesma direção! QUAIS AS PROVIDÊNCIAS QUE AS AUTORIDADES ESTÃO TOMANDO? NENHUMA!!!


"A Usina Termelétrica de Candiota 3, inaugurada no início de 2011, foi construída pela Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), com quase 80% do investimento financiado pelo banco chinês de fomento China Development Bank (CDB). Em 2011, a obra foi avaliada em R$ 1,3 bilhão."


"A CGTEE fez um contrato comercial com a empresa chinesa Citic Group para o fornecimento da usina e, também, para a transferência de tecnologia e assistência técnica, que é originalmente ocidental, mas que a China já domina há duas décadas."


Todos os equipamentos usados na usina também são chineses.


"A previsão de pagamento do investimento é de 10 anos (2021), praticamente o mesmo tempo das demais usinas termelétricas a carvão no  país."






Preocupação na China!

Mais de 50 mil Budas esculpidos nas Grutas de Yungang, na China, estão sendo corroídos pela ação de pó e dióxido sulfúrico vindos das indústrias e minas de carvão da região. 
(...)

As indústrias e minas de carvão na China são altamente poluentes e de acordo com  Pedro Paulo Funari, arqueólogo e professor da Unicamp, dificilmente o governo chinês tomará atitudes que possam diminuir o ritmo dessas atividades para preservar os budas. 

Segundo ele, as minas de carvão são responsáveis por grande parte da geração de energia barata do país e absorvem a mão de obra desqualificada existente lá. Além disso, o patrimônio religioso é subordinado ao desenvolvimento econômico, e a prioridade é a melhoria de vida da população NAS QUESTÕES ENERGÉTICAS.

Com certeza, em Candiota não há 50 mil Budas, mas toda uma população que está sendo constantemente afetada. Venenos que atingem também outras regiões, incluindo a zona Norte de Porto Alegre, nas imediações do Aeroporto, a mais de 300 km de distância.

(A Bibliografia que compõe esta série consta na Parte 1)
Veja também os videos e demais artigos da Série sobre Candiota e extração do Carvão



http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/candiota-3-mais-moderna-usina-de-carvao.html 





Lago Ácido, tendo Aparados da Serra ao fundo - Poluição devido à exploração do Carvão mineral tem até mercúrio metálico!
Foto Tadeu S. Kane
“É um combustível do século XIV, para não falar até de antes. Você tem liberação de poluentes nocivos ao extremo: óxido de nitrogênio, enxofre, mercúrio metálico”, afirma o químico da UFRGS, Flávio Lewgoy.




Lembramos que a atividade carbonífera já levou o Uruguai a litigar com o Brasil, justamente em razão da poluição atmosférica provocada pela Usina de Candiota no país vizinho, entre elas a chamada chuva ácida.



CANDIOTA 3, a mais moderna usina de carvão do Brasil, CONTINUA POLUINDO!!!
Parte 2

Por Marise Jalowitzki
22.julho.2012
http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2012/07/candiota-3-mais-moderna-usina-de-carvao.html 



Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente


Escritora, Educadora, Ambientalista,
Coordenadora de Dinâmica de Grupo,
Especialista em Desenvolvimento Humano,
Pós-graduação em RH pela FGV,
International Speaker pelo IFTDO-EUA
Porto Alegre - RS - Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário