domingo, 3 de fevereiro de 2013

SEM FOGOS DE ARTIFÍCIO - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes inova


Festa dos Navegantes 2013, sem fogos de artifícios, panfletos com papel reciclado. Iniciativa de não usar fogos adquire novo e forte significado. 150 mil fiéis oraram pelos mortos na Tragédia de Santa Maria e pediram Justiça (Foto UOL)


SEM FOGOS DE ARTIFÍCIO - Festa de Nossa Senhora dos Navegantes inova

03.02.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/02/sem-fogos-de-artificio-festa-de-nossa.html

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a mais tradicional e concorrida festa popular de Porto Alegre, reuniu ontem, dia 02 de fevereiro, cerca de 150 mil pessoas e todos oraram e clamaram por Justiça, lembrando as vítimas da tragédia em Santa Maria, que hoje completa oito dias. A decisão de não realizar a tradicional queima de fogos de artifício já havia sido anunciada em novembro e dezembro do ano passado (publiquei também no artigo Mundo Sustentável, onde participo, na Revista Rainha dos Apóstolos), como um comunicado e um apelo de ampliação da consciência ambiental, zelando pela integridade de pessoas e animais. Agora, a extinção da prática adquire um significado ainda mais contundente!

É hora de tomar mais esta providência, já defendida por muitos. Em especial, um grupo de pessoas comprometidas com a diminuição de acidentes e mutilações em pessoas e animais.

Divulgue e Participe! Assine as Petições e Compartilhe!

O grupo está bem comprometido e vai levar para a ação efetiva, entregando o documento em mãos dos legisladores, para providências legais.

Pessoalmente, sempre achei as luzes bonitas, um efeito bacana na escuridão, mas, os barulhos, o cheiro de pólvora, a sujeirada, isso não. Que dirá a poluição, os riscos, os sustos dos pequenos (que alguns pais acham engraçado), as mutilações, as mortes!!!

Nesta virada do ano, recebi um convite irrecusável, de pessoas a quem amo muito, para ver os fogos no Gazômetro na Virada. Nunca havia participado. Fui. É legal, MAS:

 - Mesmo estando a uma distância considerável, a chuva de restos de pólvora e pedacinhos de papel dos cartuchos, caía sobre a gente. Um nojo! Banho direto de todos ao chegar em casa!
- O som, sempre achei que evocava por demais cenas de guerras, lembranças nada alvissareiras para quem quer paz e solidariedade.

Sabedora da poluição na atmosfera e de quantas pessoas são lesadas por esta prática, fiquei ainda mais resoluta em defender a proibição do uso, apesar da beleza das imagens.

Neste evento onde fomos, durante a queima da Virada, um senhor, pai de família, bem próximo de onde estávamos, foi atingido na cabeça por um desses pedacinhos. Imediatamente, aquele cheiro de cabelo queimado e o homem se debatendo. Susto em todos. Desagradável situação, felizmente nada de mais grave, mas, bem demonstra a fragilidade desse tipo de celebração, mesmo quando tomados todos os cuidados.

O que aconteceu dia 27 de janeiro de 2013, ninguém mais vai esquecer. 237 jovens perderam a vida devido à queima de fogos de artifício (sinalizadores) dentro da boate Kiss, em Santa Maria-RS-Brasil. Torcemos muito para que o número de mortes pare por a, pois ontem (sábado, dia 02.02) ainda fomos surpreendidos com mais um óbito e os que permanecem em estado crítico estão em risco direto.

Se você também pensa que fogos de artifício são um problema, assine e divulgue!

E, por favor, não argumente que o movimento é de São Paulo. No mundo todo há cidadãos defendendo a proibição dos fogos. A iniciativa brasileira de mais repercussão é de um grupo de SP, sim. A causa é necessária e envolve a segurança de todos! Que comece em São Paulo. Sabemos que muitas ações começaram por lá e depois se propagaram por outros estados. IMPORTANTE É COMEÇAR!!!

São 7 Petições: fogos de artifício são um enorme desperdício de dinheiro, causam inúmeras lesões, estressam pessoas, crianças, animais de companhia, vida selvagem, causam poluição e lixo.

Transformam um local ou uma comunidade numa zona de guerra. Isto não pode ser entretenimento. PELO FIM de uma tradição absurda, destrutiva. Por favor, assinem e compartilhem!!!


o    Petições contra fogos no Brasil e no mundo:



Querendo, leia também:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/01/pele-humana-para-queimados-bancos-de.html


Pele Humana para Queimados - Bancos de Pele existem. Fábricas também.


Tragedia em Santa Maria e Pele Humana para Queimados. Cirurgias restauradoras utilizam os estoques em Bancos de Pele 

Texto publicado na Revista Rainha dos Apóstolos, edição janeiro/fevereiro de 2013
Link: http://www.pallotti.com.br/rainha/index.php?option=com_content&view=article&id=580:mundo-sustentavel-ed-1051-janeiro-fevereiro-de-2013&catid=36:destaques&Itemid=15
FESTA DOS NAVEGANTES | 2013 | PORTO ALEGRE (RS)

mundo sust2
Sustentabilidade é tema cada vez mais em voga. Na Festa dos Navegantes, em Porto Alegre, o tema para este ano será: “SUSTENTABILIDADE.

NAVEGANTES APOIA ESSA CAUSA.

VEM COM A GENTE!”
O evento ocorre nos meses de janeiro e fevereiro e tem seu momento maior no dia 02 de fevereiro. Esta linda festa, a maior festa religiosa da cidade de Porto Alegre acontece em terra e água e, neste ano, vai também mobilizar a população para ações específicas de consciência ambiental. 

Serão oficinas que irão abordar temas como destinação dos resíduos sólidos, utilização responsável da água, alternativas de mobilidade urbana não poluentes e preservação das florestas, além de ações práticas efetivas, como por exemplo: a eliminação da queima de fogos para saudar a Santa (o que era uma tradição) e a redução de material gráfico, sendo os utilizados em papel de origem ambientalmente correta.
 “Além da confraternização, queremos oferecer práticas que levem a uma sociedade consciente e responsável sob o ponto de vista ambiental”, destaca André Cardoso Vasques, Provedor da Irmandade.

Marise Jalowitzki
A autora, colaboradora desta Revista é escritora, educadora e ambientalista



Nenhum comentário:

Postar um comentário