segunda-feira, 17 de junho de 2013

Video - COPA NO RIO e Especulação Imobiliária - Depoimentos de Romário, Marcelo Freixo e do prof. da UERJ Carlos Vainer, além de líderes comunitários



Manifestações populares no Brasil - O cidadão precisa conhecer e discutir mais sobre a administração pública


Por Marise Jalowitzki
17.junho.2013
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/06/video-copa-no-rio-e-especulacao.html
SEMPRE hei de lamentar a violência. Não sou a favor da depredação nem dos confrontos agressivos. TAMBÉM, não entendo porque as manifestações populares ganharam tamanha força agora, quando tantas obras já estão concluídas ou em fase final. Desde 2010 este blog publica temas que versam sobre a necessidade de criar mais consciência cidadã. O povo precisar se engajar mais nos debates das coisas públicas! Uma das "bandeiras" do PT não foi o famoso Orçamento Participativo? Onde as comunidades se reuniam para decidir EM QUE e ONDE o dinheiro público seria investido? Onde ficou tudo isso? VOCÊ, que votou no governo que aí está, ainda lembra disso? E VOCÊ, que não votou nele, era assim que queria que as coisas (especialmente este momento "das copas") acontecessem? E VOCÊ, que, como eu, não acredita em política, acredita que é só cruzar os braços e deixar tudo acontecer? Não. Temos de opinar, externar o que pensamos. E, para isso, precisamos conhecer. 
Presidenta declara que o jovem precisa se manifestar. Os mais velhos, também!!

O descaso com o povo, em relação às tomadas de decisões, estão por toda parte! As coisas estão acontecendo de uma forma acelerada e sem nenhuma consulta popular. Os mesmos grupos de empreiteiras estão há decênios presentes em todas as transações.
MUITAS das informações contidas no documentário vem sendo denunciadas especialmente pelo deputado Romário (ex craque de futebol). Aliado às suas declarações, também outros depoimentos muito importantes compõem este documentário. Mais que tudo, este artigo se propõe a divulgar o documentário, auxiliando mais pessoas a entender como estão ocorrendo as mudanças preconizadas como melhorias no Brasil.

Os desalojamentos (expulsão) dos moradores das favelas acontece assim: 
Policial - A Senhora vai ter que sair!
Moradora - Eu não vou sair! esta é a minha casa! Eu não tenho pra onde ir!
Policial - Eu só cumpro ordens. A senhora vai ter que sair! Se não for por bem, vai ter que ser à força!
Pronto! Simples assim!

Ao morador desalojado é "garantido" um ALUGUEL SOCIAL (nome hediondo) de R$ 400,00. 

Será que foi garantido, também, QUAL O TEMPO em que ele receberá o AUXÍLIO ALUGUEL, o chamado ALUGUEL SOCIAL? 400,00 reais, por QUANTO TEMPO? 
E por quanto sua casa será vendida depois de receber o verniz hightop? Ou a avenida? Ou o condomínio de luxo? 

Despejá-lo de sua moradia (irregular, é certo, pois apenas se instalou no morro, há decênios) possui qual cunho humanitário? Alguém dos Direitos Humanos está providenciando uma moradia digna? OU apenas veremos engrossar os grupos de moradores de rua?
Tudo isso é bastante triste, controverso, brutal e é por todas essas situações que os movimentos "Passe Livre", Copa Prá Quem?", "Juntos", e tantos outros, ocupam as ruas, intentando mudanças positivas.

A situação porque passam as favelas do Rio de Janeiro! Contem declarações do Romário, de prof da UERJ, de vários moradores e líderes de movimentos comunitários. Os responsáveis pelo video estão de parabéns! VIDEO IMPORTANTÍSSIMO! http://vimeo.com/50479054



Tradução do texto que consta no VIMEO :

"Nós começamos a filmar este documentário independente há mais de um ano, com muito pouco financiamento, que obtivemos por uma festa. A equipe renunciou ao seu salário e recebemos equipamentos gratuitamente. 

Durante este período, andamos pelas comunidades do Vidigal, Vila Autódromo, Providência, região portuária do Rio e os arredores do Maracanã, coletando imagens, entrevistando moradores, participando de suas reuniões, debates e conflitos. Estas comunidades foram reconhecidas como algumas das mais afetadas pela especulação imobiliária, um fenômeno no qual os preços da habitação estão a aumentar devido à preparação para os principais eventos mundiais a serem sediados no Rio: a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016. Como resultado do aumento dos preços, os moradores do Rio, principalmente os moradores mais pobres estão sendo forçados a se deslocar para bairros distantes que carecem de infra-estrutura e serviços e são dominadas por milícia fortemente armada.

Em seguida, começamos a investigar como esses bilhões de reais destinados à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 estão sendo direcionados. É presumível que uma grande soma deste dinheiro virá dos bolsos dos contribuintes, para ser usado apenas para o ganho financeiro de um pequeno grupo de empreiteiros, políticos, donos de bancos e empresários envolvidos nesses eventos. O legado para o benefício da maioria da população será mínimo. E o pior de tudo, muitas comunidades estão sendo removidas ilegalmente em áreas de grande interesse, e os moradores são transferidos para bairros distantes que carecem de infra-estrutura e são dominados por uma milícia fortemente armada.
Além disso, adquirimos imagens de UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) na Mangueira, e do teleférico Complexo Almeão, através dos nossos colaboradores. Também entrevistamos o professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR / UFRJ), um especialista na área de megaeventos estaduais, e os deputados federais Marcelo Freixo e Romário. No caso deste último, fomos obrigados a visitar Brasília e aproveitamos a oportunidade para filmar a capital do país e a construção que está acontecendo no estádio Mané Garrincha.

Você acredita que a mudança é possível, mas você não tem certeza de como ajudar? Colaborar com a gente! O script não está completo, mas, juntos, podemos reescrever o final desta história. Sua doação nos ajudará a produzir e compartilhar esta informação, ajudando a sociedade a decidir o seu próprio futuro. Precisamos de 90 mil reais (cerca de USD 45 mil), uma quantia mínima para filmar extensivamente e finalizar o nosso filme, divulgar na internet, e exibir o filme nas ruas, parques e comunidades através do Cine Ataque, traduzido como "Ataque de Cinema:" Nós Acreditamos que o nosso filme pode criar uma consciência mundial a esses atos deploráveis ​​que estão sendo cometidos contra o povo brasileiro. Juntos podemos mudar essa realidade. Participe!
ACESSO: catarse.me / dominiopublico para doar.
SE VOCÊ QUISER DOAR, veja como é importante ouvir a declaração bem ao final. O sistema precisa arrecadar toda a quantia necessária; se arrecadar apenas parte dela, tudo o que foi arrecadado volta para os doadores.



Neste blog:

de 2010

 

Olímpíadas em 2016 - Mudanças no "Rio-Rico"


de 2011
Quem quer saber do drama de quem perdeu tudo na tragédia que assolou o Rio de Janeiro
  
(Imagem: Cenas da devastação causada pelos deslizamentos e projetos para a Copa 2014)


RIO - Maracanã, Carros de luxo para Vereadores, Deslizamentos, Copa do Mundo e Depressão!



janeiro 2013

Bueiros que explodem no Rio de Janeiro - situação que persiste sem solução das autoridades - A Light colocou em seu relatorio de 18/04/11 um link de relatorio americano que descreve as causas das explosoes - e não foi obrigada a adotar aquelas soluções

Rio, Cidade da Beleza e do Caos - Bueiros explosivos continuam a assustar a população




e mais:
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/01/vergonha-de-chorar-irmao-enchentes.html

Vergonha de chorar, irmão? - Enchentes - Tragédia no Rio 2011


Tragédia no Rio - "Se for pra eu perder tudo de novo, melhor será que eu morra também!"
 

O pranto de um trabalhador que perdeu tudo




Nenhum comentário:

Postar um comentário