sábado, 28 de setembro de 2013

Porque não ferver a água com nitratos




Explosão no depósito de fertilizantes em Santa Catarina – Síndrome do Bebê Azul – Incêndio de Nitrato de Amônia em São Francisco do Sul


Porque não ferver a água com nitratos 

Por Marise Jalowitzki


O incêndio na fábrica de fertilizantes em São Francisco do Sul, em Santa Catarina, durou dois dias, emitindo seus gases tóxicos para vários municípios catarinenses, além do Paraná, chegando ao Rio de Janeiro e Espírito Santo. A contenção aconteceu através de água jogada sobre o nitrato (o que foi evitado no primeiro dia, quando os bombeiros ainda acreditavam poder conter as nuvens contaminadas de fumaça). A Vale Alimentos emprestou a manta térmica e aí, com o auxílio da água, o incêndio acabou. A Marinha está lá, agora, para as averiguações sobre o índice de contaminação da água. Em quanto tempo essas análises ficarão prontas e o quanto será divulgado para a população, nunca saberemos.
E até lá, quais as recomendações para as pessoas, principalmente em relação ao consumo de água das torneiras? Até agora, nada! Os casos de intoxicação por inalação do nitrato de amônia levou centenas aos hospitais da região e o bombeiro gravemente atingido permanece em estado gravíssimo.

Mas o perigo maior, até porque mais insidioso e de longo prazo, consiste no consumo da água, alem dos alimentos cultivados em áreas atingidas.
Se você acompanhou os noticiários, viu que os fertilizantes, após receber a água, tornaram-se blocos, parecendo pedaços de rocha, e estão sendo recolhidos para destinação em local específico, onde a manta térmica irá acolhê-los, impedindo que se misturem ao solo, impedindo que contaminem a terra e os lençóis freáticos (água) em grande escala. O que já escorreu, este estrago está feito.

ÁGUA COM NITRATO, AO SER FERVIDA, AUMENTA OS RISCOS DE METAHEMOGLOBINEMIA


ÁGUA COM NITRATO, AO SER FERVIDA, AUMENTA OS RISCOS DE METAHEMOGLOBINEMIA

No artigo mencionado ao final desta página, publicamos o perigo que representa esta doença, a Metahemoglonemia, que afeta especialmente os bebês que bebem a água com nitrato e pode ser fatal, devido à falta de oxigênio em todo o corpo (especialmente coração e cérebro), levando ao óbito.

A água que contem nitrato, ao ser fervida, promove uma condensação tóxica, semelhante ao que aconteceu com os “blocos que parecem rochas”, no incêndio em Santa Catarina. Assim, as concentrações “empedram”no interior do organismo, causando insuficiência renal e a metahemoglonemia (caracterizada por arroxamento das extremidades e ao redor dos lábios (mais detalhes na referência ao final).

Sabe-e que a quantidade e o tipo de minerais contidos na água influencia o sabor da mesma e na “dureza”. A concentração recomendada (em mg/l) é de 100 para o cálcio, magnésio 30, cloretos 25, sulfatos 25, sódio 20, potássio 10, flúor 1, alumínio 0,05. 



ÁGUA DE TORNEIRA E NITRATOS

Geralmente, com o sistema de cloração, que consiste na adição de cloro nas estações de tratamento, a água fica livre de bactérias e vírus. O uso de sistemas de “ultrafiltrado” garante também que a água esteja livre de parasitas. A população precisa estar informada se a água  que recebe está apta para o consumo humano. Como isso nem sempre é informado, fica a dúvida e ferver é uma solução encontrada e usada pelas pessoas. No RS sabe-se que a qualidade de água é comprometida e os governos sinalizam com regularização em 2014... No RN a situação estava caótica e assim ficou por mais de um ano, o governador prometendo sanar o “problema”, mas a população dos bairros de baixa renda não recebeu orientação nem teve acesso a água saudável. Engrossam-se as filas do sistema público de saúde e as contas bancárias da indústria farmacêutica.

Quando se ferve a água, baixa-se o nível de bactérias e vírus, mas isso faz com que o sabor seja pior e os sais minerais tenham uma maior concentração. Para os casos em que a água está comprometida por vírus e bactérias, a OMS aconselha que a água seja fervida durante 1 minuto (mais um minuto em cada localidade que esteja a mais de 1000 metros acima do nível do mar). Ferver a água por 10 minutos produz um aumento da concentração de nitratos, sódio e cálcio. 

Altas concentrações de sódio e cálcio provocam sobrecarga renal de minerais, principalmente em bebês, cujos rins imaturos não filtram bem o excesso de minerais (também no adulto o excesso de sódio causa várias doenças; por isso, a recomendação de adicionar sal apenas após o cozimento dos alimentos, para que o sódio não aumente). 

Excesso de nitratos aumenta o risco de metahemoglobinemia, que pode ser fatal, principalmente em bebês, pela falta de oxigênio que provoca.  O problema dos nitratos é que se convertem em nitritos, e os nitritos oxidam a hemoglobina e vão produzir metahemoglobina nos bebês. Esta metahemoglobina não pode transportar o oxigénio para os tecidos e isso dá lugar à cianose aparecendo a chamada “síndrome do bebêazul”. A concentração de nitratos permitida na água de bebida embalada é de 50 mg/l e idealmente deveria ser menor de 25 mg/l.

RECOMENDAÇÕES

- Se existir alguma dúvida, pode usar-se água engarrafada, apta para o consumo infantil, com baixo conteúdo em sais minerais (com pouca mineralização).
- Utilize exclusivamente água da torneira fervida recentemente, que deverá deixar arrefecer pelo menos até aos 50ºC.

- Para saber o teor de nitratos na água que você utiliza: Com uma tira própria que poderá comprar na farmácia, medir o teor de nitratos da água. Poderá também informar-se acerca disso junto aos serviços do órgão municipal que fornece a água. Os nitratos não devem exceder 50 mg nitratos/litro.

- Ao utilizar água fervida, cuide para nunca ferver mais de uma vez a mesma água. O teor de nitratos que eventualmente existam na água tornaria a aumentar.


Os nitratos

Além de situações como a que aconteceu em Santa Catarina e outros locais, onde depósitos explodiram, os nitratos estão presentes em nosso dia a dia, seja pelo alimentos, seja pela água, pois os fertilizantes são usados em quantidades cada vez maiores.

“Eles provem da utilização excessiva e em constante crescimento de adubos azotados. Os nitratos que assim se formam poluem cada vez mais os lençóis freáticos e não poupam certas fontes de água mineral”.

As chuvas fortes conduzem os excedentes de azoto para os rios e para os lençóis freáticos, esta é a razão porque a poluição causada por nitratos não cessa de aumentar.

“Os nitratos podem transformar-se em nitrosaminas cancerígenas em contato com as aminas dos tecidos do corpo humano. Eles provocam no indivíduo uma patologia chamada metahemoglobina , uma espécie de asfixia do sangue.

Fontes:






QUERENDO, VEJA NESTE BLOG:

http://www.compromissoconsciente.blogspot.com.br/2013/09/bebe-azul-nitrato-de-amonia-e-explosao.html


Riscos para a Saúde - Síndrome do
Bebê Azul causa falta de ar e, em
casos graves, pode levar a morte,
Contaminação vem pela água com
nitrato (nitrito) de amônia.
Bebê Azul, Nitrato de amônia e a explosão em Santa Catarina - Fábrica de Fertilizantes em São Francisco do Sul 

E mais:

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2011/03/agua-conheca-varios-enfoques-sobre.html

Água! Conheça vários enfoques sobre preservação das águas e contaminação das águas, impactos ambientais e pesquisas


Água limpa, um direito de todos!

Link - http://t.co/Cs0ngIG

Água é tema de extrema importância. Cada vez mais devemos estar atentos para tudo o que diz respeito à preservação e contaminação. Maior fonte de doenças, a água contaminada já é presença em nosso cotidiano. 
Isso tem de mudar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário